sábado, 7 de novembro de 2015

Mais crianças prodígio - Kim Yong-Ung

Frequentou a Universidade aos 4 anos de idade, foi Ph.D aos 15 anos; considerado pelo Guinness o maior QI do mundo: 210 pontos

Nascido em 1962 esse pequeno gênio coreano com apenas quatro anos de idade  já era capaz de ler em japonês, coreano, Alemão e Inglês. No seu quinto aniversário, ele resolveu um complicado problema de cálculo diferencial e integral. Mais tarde, na televisão japonesa, ele demonstrou a sua proficiência em chinês, espanhol, vietnamita, Português, Alemão, Inglês, japonês e coreano. Kim foi listado no Livro Guinness dos Recordes Mundiais do "Maior QI", o livro do menino pontuação estimada em mais de 210.

Kim foi convidado a ser um estudante de Física na Universidade Hanyang dos 3 aos 6 anos de idade. Quando fez 7,ele foi convidado pela NASA para continuar os estudos na América. Recebeu  um Ph.D.em Física pela Colorado State University quando tinha 15 anos. Em 1974, durante seus estudos universitários, começou o seu trabalho na NASA e continuou esse trabalho até o seu retorno à Coréia em 1978. Quando  decidiu mudar de física para engenharia civil e acabou por receber um doutoramento nessa área.  Foi oferecida a Kim  a oportunidade de estudar na universidade mais prestigiada da Coréia, mas agora ele não queria mais ser o aluno, ele queria ser o professor e dono da universidade.A partir de 2007 Kim atua como professor na Universidade Nacional de Chungbuk.


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Ele mal fala, mas já conta

Estudo revela que bebês tem noções matemáticas


Parece incrível: um bebê de apenas 4 meses de idade, que nem sequer começou a balbuciar sílabas, já tem alguma percepção de que 1+1=2 e de que 2-1=1. Quem comprovou essa habilidade matemática precoce foi a pesquisadora Karen Wynn, diretora do Centro de Cognição Infantil da Universidade de Yale, Estados Unidos. Num teatro de marionetes, ela mostrava aos pequenos um evento possível: um Mickey Mouse mais outro Mickey Mouse equivalem a dois Mickeys. Em seguida, elaborava uma cena em que os bichos juntos viravam três no final. As crianças, intrigadas, ficaram olhando por mais tempo para a segunda situação, demonstrando que estavam surpresas.

Mas ainda há muito a se descobrir sobre os mecanismos de raciocínio de crianças tão jovens. Agora, Wynn e seu grupo de cientistas estão realizando novos estudos para verificar se essa argúcia se dá por uma capacidade inata de resolver certos problemas numéricos ou se é fruto de um aguçado senso de percepção e observação que os pequenos possuem dos objetos à sua volta.

Bebês já nascem com habilidade matemática

Se, aos 6 meses de idade o bebê é capaz de distinguir 20 pontinhos de dez pontinhos, é provável que ele seja bom em matemática na pré-escola. Essa é a conclusão de um novo estudo que descobriu que parte de nossa proficiência em soma e subtração pode ser algo com que simplesmente nascemos.

 
“A capacidade em matemática é um conceito muito complexo, e há um monte de fatores que atuam nela”, diz Ariel Starr, estudante de pós-graduação em psicologia e neurociência da Universidade Duke, no Estado norte-americano da Carolina do Norte.
Um desses agentes parece ser o sistema de quantidade aproximada, ou a capacidade de discernir intuitivamente entre grupos de objetos de diferentes magnitudes. Nós compartilhamos esse talento com outros animais, como ratos, macacos, pássaros e peixes. Alguns podem combinar o número de sons que ouvem ao de objetos que veem.
Para os seres humanos primitivos, essa habilidade ajudava a determinar se os predadores estavam em menor número, por exemplo.
Os investigadores suspeitam que esse sentido de quantidade pode destacar a capacidade única dos humanos de usar símbolos para fazer matemática. Embora tanto um macaco quanto um ser humano possa olhar para fotos de 20 e 30 pontinhos e, em seguida, escolher uma foto de 50 pontinhos para representar o valor total, apenas um ser humano pode somar os algarismos arábicos simbólicos para 20 e 30, em conjunto, para obter 50.
Experimento. No estudo publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (“PNAS”), Ariel e seus colegas recrutaram 48 crianças de 6 meses. Os pesquisadores mostraram aos bebês imagens de dois conjuntos de pontos, sendo um com dez e outro com 20. Três anos depois, as crianças voltaram ao laboratório e fizeram testes que mediam a capacidade matemática.
As crianças que acertaram mais de 50% dos testes tinham um senso intuitivo significativamente maior na infância que as demais.
Para Ariel, é provável que essa intuição com números desempenhe um papel nas habilidades matemáticas na vida, mas outros fatores, como experiência, educação e motivação moldam significativamente as conquistas de uma pessoa.
fonte: http://www.otempo.com.br/ acessado em 07/10/2015

Maiores Matemáticos de Todos os Tempos

10-Pitágoras de Samos


Pitágoras foi um matemático grego e um dos primeiros grandes matemáticos. Ele também é comumente creditado com o Teorema de Pitágoras dentro da trigonometria, ele descobriu grandes propriedades dos números. Uma fórmula deste grande matemático você deve conhecer: Hipotenusa² = Cateto² + Cateto².

9-Andrew Wiles 

Ele é o único matemático vivo nesta lista. Ele é professor na grande Universidade de Princeton. A partir dos anos 80 ele se consagrou como matemático por sua demonstração do mais famoso desafio matemático de todos os tempos, o teorema de Fermat.

8-Isaac Newton



Isaac,foi um cientista inglês reconhecido como físico e matemático,embora também tenha sido filósofo natural,teólogo,mecânico e astrônomo. Sua obra, "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica" , é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Esta obra foi Publicada em 1687, que descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. 

7-Leonardo Fibonacci


Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo Pisano, é talvez um dos maiores matemáticos da idade média. Viveu entre 1170-1250, ele é mais conhecido por introduzir a infame série de Fibonacci para o mundo ocidental. Fibonacci contribuiu grandemente para a introdução do sistema de numeração árabe.

6-Alan Turing


Alan Turing foi um matemático, lógico e cientista da computação. Teve enorme influência no desenvolvimento da ciência da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo, desempenhando um papel importante na criação do moderno computador. Devido a todos os seus grandes feitos Alan Turing  è conhecido como o Pai da ciência da computação.

5-René Descartes


René foi um filósofo francês, físico e matemático. Ele obteve grande reconhecimento por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas. Por fim, è bem reconhecido até hoje e para muitos ele è o "Pai da Matemática".

4-Euclides



Euclides nasceu em Alexandria, no Egito, foi um professor, matemático e escritor, ele è muitas vezes referido como o "Pai da Geometria". Além de sua principal obra, Os Elementos, ele também escreveu sobre geometria esférica, teoria dos números e perspectivas. A sua obra, Os elementos è uma das mais influentes na história da matemática. Servindo como o principal livro para o ensino de geometria desde a sua publicação até o fim do século XIX.

3-Bernhard Riemann



Bernhard Riemann, nascido de uma família pobre, subiria para se tornar um dos maiores matemáticos proeminentes do século 19. A lista de contribuições para a geometria são grandes, e ele tem uma vasta gama de teoremas que levam o seu nome. Para citar apenas alguns: Geometria Riemanniana, Riemann Surfaces e Riemann Integral. No entanto, ele é talvez o mais famoso por seu problema, "Hipótese de Riemann." , um problema extremamente complexo sobre o assunto da distribuição de números primos.

2-Carl Friedrich Gauss



Carl foi um matemático alemão, com contribuições fundamentais para a análise e geometria diferencial . Johann Friederich Carl Gauss nasceu em Brunswick, Alemanha. De família humilde mas com o incentivo de sua mãe obteve brilhantismo em sua carreira. Estudando em sua cidade natal, certo dia quando o professor mandou que os alunos somassem os números de 1 a 100, imediatamente Gauss achou a resposta - 5050 - aparentemente sem cálculos. Supõe-se que já aí houvesse descoberto a fórmula de uma soma de uma progressão aritmética.Suas pesquisas matemáticas continuaram em teoria das funções e Geometria aplicada à teoria de Newton. Em Geodésia inventou o helìtropo, aparelho que transmite sinais por meio de luz refletida e em Eletromagnetismo inventou o magnetômetro bifiliar e o telégrafo elétrico. Sua única ambição era o progresso da Matemática pelo que lutou até o momento em que se conscientizou do fim por sofrer de dilatação cardíaca. Gauss morreu aos 78 anos e é considerado o "príncipe da Matemática".


1-Leonhard Euler



 Viveu entre 1707-1783, ele é considerado o maior matemático de todos os tempos. Ele nasceu na Suíça e passou a maior parte da vida na Alemanha e na Rússia. Euler fez importantes descobertas em campos variados nos cálculos e grafos. Ele também fez muitas contribuições para a matemática moderna no campo da terminologia e notação, em especial para as análises matemáticas, como a noção de uma função matemática. Além disso tornou-se célebre por seus trabalhos em mecânica, óptica, e astronomia. Uma declaração atribuída a Pierre-Simon Laplace manifestada sobre Euler na sua influência sobre a matemática: "Leiam Euler, leiam Euler, ele é o mestre de todos nós.Euler trabalhou em quase todas as áreas da matemática: geometriacálculo infinitesimaltrigonometriaálgebra e teoria dos números, bem como deu continuidade na física, newtoniana, teoria lunar e outras áreas da física. Ele é uma figura seminal na história da matemática, suas obras, muitas das quais são de interesse fundamental, que ocupam entre 60 e 80 volumes. O nome de Euler está associado a um grande número de temas.

fonte: pombo-nerd.blogspot.com.br 

Desafio de Raciocínio Lógico (cai em concursos)

Há cinco casas de 5 diferentes cores, em cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade. Esses cinco proprietários bebem diferentes bebidas, fumam diferentes tipos de cigarro e têm um certo animal de estimação. Aliás, nenhum deles possui o mesmo animal nem fumam o mesmo cigarro ou bebem a mesma bebida. 

Complete todas as informações na tabela!

Casa 1Casa 2Casa 3Casa 4Casa 5
Roteiro
O Inglês vive na casa Vermelha.
O Sueco tem Cachorros como animais de estimação.
O Dinamarquês bebe Chá.
A casa Verde fica do lado esquerdo da casa Branca.
O homem que vive na casa Verde bebe Café.
O homem que fuma Pall Mall cria Pássaros.
O homem que vive na casa Amarela fuma Dunhill.
O homem que vive na casa do meio bebe Leite.
O Norueguês vive na primeira casa.
O homem que fuma Blends vive ao lado do que tem Gatos.
O homem que cria Cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill.
O homem que fuma BlueMaster bebe Cerveja.
O Alemão fuma Prince.
O Norueguês vive ao lado da casa Azul.
O homem que fuma Blends é vizinho do que bebe Água.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

10 Filmes sobre Crianças Prodígio

Um prodígio é uma criança que domina habilidades em certas áreas que geralmente só são dominadas por pessoas com idade mais avançada. As áreas mais comuns são ciências exatas, jogos de lógica, arte e música. Alguns continuam a dominar com excelência estas habilidades quando adultos, enquanto outros não desenvolvem estas habilidades após um certo período.



Veja uma lista com 10 filmes que dentro da liberdade artística, retratam alguns destes desses gênios.

  1. Mentes que Brilham (Jodie Foster é uma garçonete, mãe de um garoto de sete anos, que se destacamuito cedo nas artes e matemática. ela tenta fazer com que ele leve uma vida normal, mas não aproveitar suas capacidades acaba sendo frustrante para o garoto. bom filme, dirigido pela própria Jodia, ela mesma uma garota prodígio)

  2. Amadeus (maior símbolo de precocidade, Mozart começou a compor aos cinco anos de idade. o filme ganhador do Oscar, mostra pouco dessa genialidade manifestada desde o berço. e concentra-se nele ainda jovem, rivalizando com o recalcado Salieri) 

 3.  Uma Viagem Extraordinária (T.S.Spivet é um garoto de doze anos, que mora com a família na zona rural do Minessota, apaixonado por ciências e cartografia. ele é premiado pelo museu Smithsonian por criar um mecanismo de moto-perpétuo e decide viajar sozinho até Washington para receber seu prêmio. simpático filme americano de Jean-Pierre Jeunet)  

  4. Matilda (baseado num livro de Roald Dahl - "A Fantástica Fábrica de Chocolate" - conta a história de uma garota muito inteligente, gênio em matemática e ainda dotada de poderes paranormais, que é enviada pela família para uma escola onde uma bondosa professora a compreende e a salva da diretora malvada. apesar de transformar a garota britânica em americana, o filme dirigido por Danny DeVito é uma diversão agradável para toda família)

  5. Jimmy Neutron: O Menino Gênio (um cientista de oito anos e Q.I. 210 precisa liderar todas as crianças do mundo para resgatar os pais, todos abduzidos por alienígenas. versão longa do personagem da Nickelodeon, indicada ao Oscar de animação em 2002)

  6. Palavras de Amor (uma garota de 11 anos participa de um campeonato nacional de soletração. enquanto ela avança na competição, seus pais, um professor de teologia e uma dona de casa - Richard Gere e Juliette Binoche - começam a se desentender. o filme tem um toque de misticismo e é melhor do que parece)

  7. Decorando o Alcorão (todos os anos, mais de uma centena de crianças e adolescentes de 70 países, todas com inteligência acima da média, dirigem-se ao Cairo para participar de uma importante competição de recitação do Corão, da forma tradicional, perpetuando o som da sua poesia original. curioso notar que várias das crianças mostradas dedicam-se a decorar todo o texto, sem sequer compreender o árabe. bom documentário da HBO)

  8. O Som do Coração (Freddie Highmore é um garoto órfão de 11 anos, prodígio musical, que acredita que o seu talento para a música será capaz de reunir novamente seus pais verdadeiros, uma celista e um guitarrista, que se encontraram apenas uma noite. emocionante e com uma linda canção 'Raise It Up' indicada ao Oscar)

  9. Os Excêntricos Tenenbaums (crianças prodígio são recorrentes na obra de Wes Anderson. neste, o patriarca de uma família disfuncional resolve reunir a ex-mulher e os três filhos após 22 anos de separação. os filhos destacaram-se desde muito cedo em diferentes áreas: finanças, literatura e esportes. mas apesar de terem inteligência acima da média, suas habilidades emocionais não tiveram o mesmo sucesso)

  10. Shine, Brilhante (baseado na biografia do pianista australiana David Helfgott - Geoffrey Rush, ganhador do Oscar de melhor ator -,que desde criança mostrou ser um prodígio no piano e passou a ser maltratado pelo pai e pressionado pelos professores até ter um colapso mental. filme conta sua história em flashback até passar a redenção já adulto)  

Outros filmes: Vitus, Encontrando Forrester, Lua de Papel, Magnólia, Academia de Gênios, Billy Elliot, Fresh, Três é Demais..
fonte: http://listasde10.blogspot.com.br/ e wikipedia

Crianças prodígio de hoje (matemática, ciências e outros)

Todo mundo aspira alcançar sucesso profissional o quanto antes. Geralmente o pico da carreira é alcançado durante a vida adulta, por outro lado, algumas pessoas são tão talentosas e inteligentes, que mesmo sendo ainda crianças conseguem superar a maioria dos adultos. Houve muitas crianças prodígio ao longo da história, como Mozart e Einstein, e outras têm surgido nos últimos anos. Veja quais são as crianças geniais da atualidade.

1. Mikaela Fudolig

Mikaela Irene Fudolig entrou na Universidade das Filipinas aos 11 anos. Ela se formou em bacharelado em Ciências Físicas aos 16 anos e era a melhor aluna de sua turma de formandos. Atualmente ela faz PhD e é professora na mesma universidade em que estudou, com interesse em econofísica, que é a busca de abordagens conceituais dos problemas econômicos usando ferramentas e métodos da física estatística.

2. Akrit Jaswal

Akrit Pran Jaswal da Índia se tornou conhecido quando realizou sua primeira cirurgia, com apenas sete anos de idade. Embora ele não fosse um médico na época. Ela era considerado um gênio médico onde morava. A cirurgia foi nas mãos de uma criança de oito anos de idade, que foi vítima de queimadura. O garoto entrou universidade de medicina aos 12 anos, e aos 17 anos já estava graduado em Química Aplicada. Hoje, ele trabalha em busca da cura para o câncer.

3. Taylor Wilson


Taylor Ramon Wilson é a pessoa mais jovem do mundo a construir um fusor nuclear. Aos 10 anos ele construiu uma bomba e aos 14 o fusor. Em maio de 2011, ele ganhou o prêmio International Science and Engineering Fair Intel, graças ao seu detector de radiação. Em fevereiro de 2013, ele falou na conferência TED em 2013 sobre as suas idéias sobre reatores nucleares subterrâneos de fissão nuclear auto-suficientes. Ele projetou um aparato compacto que poderia gerar 50 megawatts de energia e precisaria ser reabastecido apenas uma vez a cada 30 anos.

4. Cameron Thompson
Cameron Thompson é um prodígio da matemática do norte do País de Gales. Quando tinha quatro anos de idade ele corrigiu seu professor sobre sua afirmação de que zero é o menor número, dizendo que ela esqueceu os números negativos. Ele começou a estudar matemática na Universidade Aberta aos 11 anos e com a mesma idade. O garoto foi destaque na BBC em um documentário sobre as dificuldades de que um gênio adolescente encontra. Ele tem dificuldades em seus estudos porque sofre da Síndrome de Asperger, mas, sem dúvida, Cameron é um gênio da matemática.

5. Jacob Barnet

Jacob Barnett é um matemático americano. Quando tinha apenas dois anos de idade, foi diagnosticado com autismo moderado a grave. Os médicos disseram que ele poderia não ser capaz de falar, ler, tornar-se independente em atividades básicas diárias. Jacob mostrou aos médicos que estavam errado aos soletrar o alfabeto de trás para frente quando tinha 3 anos. Com a mesma idade, ao visitar um planetário, Jacob respondeu a pergunta do apresentador de por que as luas de Marte são de forma estranha. Aos 10 anos de idade ele se matriculou na Universidade de Indiana.Enquanto estudava, ele afirmou que um dia poderia refutar a Teoria da Relatividade de Einstein. Atualmente ele está trabalhando em seu PhD em Física Quântica.

6. March Tian Boedihardjo

March Tian Boedihardjo nasceu em Hong Kong e é a pessoa mais jovem a se matricular na Universidade de Hong Kong, aos nove anos de idade. Terminou seus A-levels, mantendo um em cursos de matemática avançada e um B em Estatística. Ele também ganhou oito GCSE, que ele tomou, ao mesmo tempo que seus A-levels. Ele participou de um programa de duplo diploma especialmente projetado, bacharel em Ciências Matemáticas e Master of Philosophy em Matemática, que terminou em 2011, um ano antes do que o currículo concebido . Ele está atualmente estudando para um PhD em Matemática nos Estados Unidos.

7. Priyanshi Soman

Priyanshi Somani é uma calculadora humana da Índia. Ela começou a resolver cálculos mentalmente aos seis anos. Aos 11 anos, ela era a mais jovem participante do Mental Calculation World Cup of 2010, competição de cálculo mental da qual saiu vencedora. Ela superou outros 36 concorrentes de 16 países. O primeiro lugar foi conquistado quando a garota resolveu a raiz quadrada de 10 números de seis dígitos em um recorde de 6 minutos e 51 segundos. Para finalizar, ela foi a única participante a ter 100 por cento de precisão na adição, multiplicação e raízes quadradas na história da competição. Ela se tornou a nova titular do recorde mundial em raízes quadradas mentais em janeiro de 2012, quando calculou a raiz quadrada de 10 números de seis dígitos em 2 minutos 43 segundos.

8. Akim Camara

Akim Camara é um violinista prodígio de Berlim. Ele começou a tocar violino aos dois anos de idade e mostrou uma notável memória musical quando ainda usava fraldas e mal sabia falar. Seu instrutor notou que o garoto tinha um ouvido para a música natural e começou a ensina-lo aos dois anos de idade, duas vezes por semana. Ele aprendeu a tocar de maneira excepcionalmente rápida depois de apenas seis meses de treinamento, e fez sua estreia em dezembro de 2003, com a idade de três em um concerto de Natal.

9. Ethan Bortnick

Ethan Bortnick é um músico, compositor e ator. Quando tinha três anos de idade, ele aprendeu a tocar teclado e aos cinco anos começou a compor músicas. Sua estreia foi no The Tonight Show with Jay Leno, em 2007, e fez inúmeras performances depois. Ele é um titular orgulhoso do Guiness World Record como músico solo mais jovem do mundo.

10. Tanishq Matthew Abraham

Tanishq Abraham Matthew está entre os mais jovens membros da Mensa, uma sociedade para pessoas super dotadas, em que ingressou quando tinha apenas quatro anos de idade. Ele começou a mostrar sua genialidade  quatro meses depois que nasceu, quando começou a navegar nos livros infantis e a responder corretamente às perguntas sobre eles.
Ao entrar no Mensa, ele marcou um alto percentual de 99,9 no teste de QI padronizado de Mensa. Aos cinco anos de idade, ele terminou os cursos de matemática oferecidos pelo Programa de Educação da Universidade de Stanford para a juventude, que possui cinco níveis (do jardim de infância ao 5º ano) em apenas seis meses.
Aos seis anos de idade, ele já está terminado o ensino médio e os cursos universitários. Ele foi um dos mais jovens a entrar no Phi Theta Kappa Honor Society. Abraham também publica ensaios no site Ciência Lunar da NASA.
fonte: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/ com adaptações.