segunda-feira, 5 de janeiro de 2015
Os Caçadores de Primos de Mersenne
Lembra-se dos números primos?
Claro! É aquele que não tem divisores além de 1 e ele mesmo: 2, 3, 5, 7, (9 não), 11, etc.
Pois é, no dia 23 de agosto passado foi encontrado um novo número primo gigantesco, finalmente com mais de dez milhões de dígitos!
É o 243 112 609-1.
Não existe uma fórmula matemática que gere números primos. Eratóstenes, no século III a.C., escrevia uma tabela de números de 1 até 1000 e ia eliminando os números compostos até sobrarem apenas os primos.
Mersenne, no século XVII, propôs que números da forma 2p-1, com p primo, seriam também primos, por isso, denominados primos de Mersenne. Por exemplo, para p=2, temos 22-1=3, que efetivamente é primo. Na verdade, ela funciona para todos os primos p=2, 3, 5, 7, 13, 17 e 19, mas falha para p=23 e para vários primos acima.
Desde então, depois da entrada dos computadores, vem-se testando essa fórmula para muitos valores de p.
O projeto GIMPS - Great Internet Mersenne Prime Search procura esses primos de Mersenne, de uma maneira muito original. Em vez de usar supercomputadores, ele usa os tempos ociosos dos computadores pessoais de quase quarenta mil voluntários que, juntos, com a técnica de processamento paralelo, equivalem ao poder computacional de um dos maiores computadores existentes. E qualquer um pode participar!
O Homem que Calculava
O livro conta a história de Beremiz, jovem árabe que descobre uma enorme habilidade matemática ao pastorear ovelhas e calcular folhas de árvores. Ao encontrar o bagdali (natural de Bagdá) Hank Tade-Maiá, eles iniciam uma viagem a Bagdá. Ao longo da jornada, Beremiz vai conhecendo pessoas e lugares e solucionado diversas situações por meio de suas habilidades matemáticas: a partilha de 35 camelos por 3 herdeiros, a divisão de 21 vasos com conteúdos diferentes por 3 sócios, dentre outras questões.
O protagonista encontra muitas pessoas importantes e a todos impressiona com sua inteligência e a forma prática e simples de resolver questões relacionadas à matemática. Chegando a Bagdá, Beremiz cai nas boas graças do Califa.
Assinar:
Postagens (Atom)