segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PROJETO RESGATE (Detalhes)

Uso da Robótica Educacional como estratégia de resgatar alunos do 5º. ao 9º. ano do ensino fundamental, com dificuldades de aprendizagem em ciências da natureza e matemática” Local de Aplicação: Escolas de Ensino Fundamental de Sobradinho e Entorno. Público alvo: alunos com dificuldades de aprendizagem em matemática e/ou ciências da natureza. Método de seleção: 1. Palestra motivacional com os professores, onde serão apresentados detalhes do projeto tais como: robótica educacional, histórias do site do projeto “Abelhinha Matemática” http://abelhamatematica.blogspot.com.br/ 2. Identificar alunos com baixo rendimento em matemática e/ou ciências da natureza. 3. Reunião com pais e professores para seleção do grupo de alunos que farão parte do projeto. Metodologia: 4. Uso de kits de Robótica Educacional, LEGO MINDSTORMS EV3 entre outros. 5. Montagem de robôs sugeridos pelo site da Lego: http://www.lego.com/en-us/mindstorms/ 6. Uso de linguagem lúdica, contando fatos curiosos da história das ciências e da matemática postados no blog http://abelhamatematica.blogspot.com.br/ 7. Acompanhamento mensal junto aos professores sobre mudanças no rendimento dos alunos alvo do projeto. Motivação: A nação que pretenda um desenvolvimento sustentável, deve evitar a concentração dos conhecimentos científicos e tecnológicos nas camadas mais privilegiadas. O que distingue os pobres dos ricos (pessoas ou países) não é só a posse de bens, mas o fato de a maioria deles estar excluída da criação e dos benefícios do saber científico (Declaração de Budapeste). Grande parte da população brasileira, apesar de viver num mundo modelado pela ciência e tecnologia, se mantém à margem do acesso ao conhecimento científico, que continua a ser praticamente propriedade de uma elite. O conhecimento de poucos, foi capaz de construir as Grandes Navegações, o Renascimento e as Revoluções Industriais. Hoje a realidade é outra: numa sociedade tecnicista é necessário que todos tenham acesso ao conhecimento e que muitos tenham capacidade de criá-lo. Esta situação nos conduz à urgência de democratizar a Ciência e a Matemática desde o início da escolarização, para que todos tenham as mesmas possibilidades em um mundo de cultura científica. (UNESCO – Série Debates) Propositor: Professor Antonival Lima Albuquerque, Ms. Ed.– Matrícula 99910-5 (Readaptado) Contatos: emails: antonival@eln.gov.br ; antonival.eng@gamail.com Telefones: (61) 8515-1267

Nenhum comentário:

Postar um comentário