Dicas para Ensinar Matemática
Para tornar a matemática, ao invés do martírio tradicional, uma matéria mais agradável e atraente às crianças, os pais precisam entender os princípios da matemática fundamental, e conseguir criar atividades, jogos, ou descobrir softwares criativos, que reforcem estes princípios.
Introdução
A matemática do modo que é vista na escola, normalmente repercute entre as crianças de forma negativa. Dá a falsa ideia de que seja uma matéria dirigida apenas para a solução de problemas complexos, ou para soluções de questões que em nada estão relacionados com a nossa vida diária. Isso acaba por criar nos alunos aquela impressão de não saber, de fato, qual a sua utilidade. Será que é por isso que se tornou uma disciplina tão indesejável entre a maioria?
Entretanto, um bom software voltado à matemática fundamental, assim como os jogos matemáticos que podem ser criados com o auxílio do seu computador, ou ainda programas simples de desenho e pintura, podem se tornar excelentes auxiliares para nos ajudar a aplicar a matéria em situações comuns do nosso dia a dia. Desse modo, as crianças, desde cedo, verão com naturalidade como ela está presente em quase todas as situações da vida real, e como faz parte da nossa rotina, embora, na maioria da vezes, tudo isso passe despercebido.
1. Senso Numérico
- Os pais precisam encorajar as crianças a juntar, separar, e comparar objetos em conjuntos, muito antes delas terem contato com os conceitos abstratos de como fazer isto numericamente. Contagem não é a mesma coisa que senso numérico - muitas crianças são capazes de contar corretamente antes mesmo de terem noções do significado dos números de 1 a 10.
- Você pode criar um divertido jogo de "senso numérico" usando desenhos feitos em um programa simples de desenho, o Paint que vem com o Windows, por exemplo.
- As figuras devem ser classificadas em grupos de objetos - tais como, veículos de vários tipos, zoológico, animais selvagens e domésticos. Faça as ilustrações do maior tamanho que puder e imprima-os se possível em papel cartonado - se não tiver o papel, pode colar o papel comum sobre papelão. Se não tiver impressora colorida, pode-se colorir com qualquer outro meio, até com lápis de cores, ou aquarelados, e então corte as figuras em quadrados.
- Usando recipientes diversos, tais como, caixas de sapato, embalagens de ovos, casinha da boneca, elabore histórias onde a criança tenha de classificar e combinar os objetos.
- Proponha que ela coloque na casinha de boneca, por exemplo, todos os animais que vivem com as pessoas, e coloque os outros na caixa de sapato (o zoológico). Ou deixe que ela faça sugestões para novos conjuntos - todos que tenham a cor verde, aqueles que andam mais rápido, ou aqueles que ela mais gosta, etc.
- Após classificar os objetos por grupos, faça-lhe perguntas sobre a quantidade em cada conjunto e use isso como base para comparação (qual deles tem mais animais quando o arranjo é feito desse modo, a casa ou o zoológico?), etc.
- A matemática é o estudo dos padrões e das regras que explicam tudo que é regular no mundo físico.
- Padrões podem ser simples (como dia e noite) ou mais complexos (como os componentes do DNA animal).
- Ao ajudar a criança no reconhecimento de padrões e relacionamentos, você estará dando a ela a base inicial para desenvolver sua capacidade de solucionar problemas, entender sequências lógicas, e o entendimento dos padrões numéricos, tais como da base decimal.
- Use os conjuntos de figuras daAtividade 1 para ensinar padrões simples.
- Organize um padrão alternativo sequencial simples - como, um"carro e um caminhão", "carro e caminhão"; ou "animais de casa e animais do zoológico", "animais de casa e animais do zoológico" - e deixe a criança completar escolhendo o que virá a seguir em cada sequência.
- Ou escolha associar um som ou movimento para cada tipo de item no padrão (carro = estalo de dedos; caminhão = batida com o pé). Espalhe as figuras no chão ou sobre outra superfície e, a medida que seus dedos caminham sobre as figuras, encoraje-o a produzir o som ou a respectiva ação associada.
3 - Geometria e Raciocínio Espacial
- Geometria é tudo sobre as propriedades e relacionamentos de formas planas e tridimensionais. Ela ensina a criança como fazer a marcação de um campo de futebol no quintal, construir uma ponte de blocos de madeira, ou pintar uma paisagem com as proporções do aspecto natural.
- Com um programa de desenho, crie um triângulo equilátero (todos os lados iguais) e faça várias cópias do mesmo. Crie também outras formas, tais como, hexágonos, rombóides (quadrilátero em forma de diamante), e trapezóides. Faça o mesmo com quadrados de lados iguais e retângulos.
- Imprima tudo em papel cartonado, - pode-se cobrir as figuras com papel colorido ou pintar com lápis de cera, etc - e corte as formas para criar (literalmente) os blocos de construir para este jogo.
- Agora use estes blocos para construir formas simétricas. Combine as pequenas peças para construir objetos maiores, ou preencha um grande quadrado ou retângulo com a maior quantidade de pequenas peças que conseguir.
- Discuta com a criança o que está acontecendo quando as formas são combinadas, (mostre a ela como um quadrado ou um retângulo são formados por dois triângulos) e compare os componentes de cada forma (altura, largura, ângulos) e como eles transformam aquela forma geométrica em peça única.
4 - Resolução de Problemas
- O Pensamento lógico é essencial para a resolução de problemas. Isto envolve planejamento sequencial, criação de soluções alternativas, e previsão de resultados.
- Os Quebra-cabeças "Tangram" exigem paciência e planejamento e são mais adequados para as crianças maiores de três anos.
- Eles são diferentes dos jogos de geometria simples e raciocínio espacial, porque convidam a criança a juntar as diferentes peças do jogo, na disposição que acharem mais adequada. Desse modo, estão livres para criar e todas as composições resultantes estarão corretas.
- Faça manualmente ou use seu programa de desenho e pintura para dividir um grande quadrado em várias partes, e fazer seu próprio Quebra-cabeças Tangram. Veja uma sugestão de modelo da Figura AQUI
- Veja também nosso CD Lógica e Criatividade para conseguir um bom programa de Tangran.
- Você pode colorir as peças com a aplicação de papel colorido, lápis de cera, ou na própria impressora se for colorida. Corte em seguida todos os pedaços conforme indicado na figura.
- Tanto no caso da impressão quanto para o desenho manual, o ideal é sejam aplicados sobre uma folha de papel cartonado, antes do recorte. Manualmente pode ser feito diretamente sobre papel cartonado.
- As regras do jogo Tangram são simples: Use todas as peças para formar figuras, inicialmente sem uma forma padrão definida. Todas as peças devem ser planas e com encaixe perfeito, umas nas outras.
- Agora determine os objetivos do jogo. Faça um padrão que a criança deve copiar, ou dê nomes a figura, tais como, casa, pessoa, carro, ou pássaro, e mande-a então usar as peças para construí-las. Melhor ainda, desafie a criança (e você também) a reconstruir o quadrado original.
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