Os conhecimentos sobre como as crianças aprendem Matemática têm mais de 30 anos, mas ainda não constam dos currículos dos cursos de licenciatura. Aos poucos, aparecem em programas de formação continuada, mostrando maneiras eficientes de ensino da disciplina.
O foco dessa tendência que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem é apresentar a ele situações-problema para resolver. "O docente tem o papel de mediador, ajudando a construir os conceitos e fazendo com que o estudante tenha consciência do que faz na hora de responder as questões", afirma Sandra Baccarin, do Compasso, grupo de pesquisa em Educação Matemática da UnB.
No livro Didática da Matemática, Roland Charnay afirma: "O aluno deve ser capaz não só de repetir ou refazer, mas também de ressignificar diante de novas situações, adaptando e transferindo seus conhecimentos para resolver desafios".
Guy Brousseau, ao construir a teoria sobre o contrato didático, descreveu as relações entre o professor, o saber e o aluno. O docente tem a função de criar situações didáticas em que nem tudo fica explícito (são os obstáculos). À criança cabe pensar em possíveis caminhos para resolvê-las, formulando variadas hipóteses sem ter a necessidade de dar nenhuma resposta imediata. Esse segundo momento é chamado de adidático. É aí que o aluno usa a própria lógica para produzir. "Assim, começamos a preparar os jovens para pensar de forma autônoma", destaca Cristiano Muniz. Depois disso, é tarefa do professor retomar o planejado, para analisar as hipóteses da turma e sistematizar o aprendizado.
Para compreender melhor as condições de ensino, Gérard Vergnaud elaborou a teoria dos campos conceituais. Ao estudar como as crianças resolvem problemas de soma e subtração, o francês percebeu que elas procuram a resposta usando procedimentos diversos do tradicional, com base em vivências e aprendizados anteriores.
Foi assim que ele classificou os problemas do campo aditivo em seis tipos:
- dois de transformação (alteração do estado inicial por meio de uma situação inicial, positiva ou negativa);
- combinação de medidas (junção de conjuntos de quantidades preestabelecidas);
- comparação (confronto de duas quantidades para achar a diferença);
- composição de transformações (alterações sucessivas do estado inicial); e
- estados relativos (transformação de um estado relativo em outro estado relativo).
Da mesma forma, ele classificou as questões relativas ao campo multiplicativo em três: proporcionalidade, organização retangular e combinatória.
Foi assim que ele classificou os problemas do campo aditivo em seis tipos:
- dois de transformação (alteração do estado inicial por meio de uma situação inicial, positiva ou negativa);
- combinação de medidas (junção de conjuntos de quantidades preestabelecidas);
- comparação (confronto de duas quantidades para achar a diferença);
- composição de transformações (alterações sucessivas do estado inicial); e
- estados relativos (transformação de um estado relativo em outro estado relativo).
Da mesma forma, ele classificou as questões relativas ao campo multiplicativo em três: proporcionalidade, organização retangular e combinatória.
fonte: Amanda Polato (novaescola@fvc.org.br)
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