quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Déficit no ensino de matemática no Brasil

Segundo levantamento da ONG Todos pela Educação, publicado em abril de 2013, o número de estudantes brasileiros que apresentam rendimento escolar satisfatório na matéria de matemática na rede pública de ensino do Brasil teve queda nos anos do ensino fundamental. O estudo comparou a evolução dos estudantes entre os anos 2007 e 2010. A pesquisa da instituição visa detalhar a evolução do rendimento considerando os dados da Prova Brasil, exame aplicado pelo governo federal no país. No ano de 2007, o percentual de alunos com bom rendimento em matemática era de 22% no quinto ano; em 2011, esse percentual havia caído para 12% no último ano. O estudo detectou que 88% dos estudantes não sabiam calcular porcentagens e questões de áreas e colunas. Grande parte dos alunos chegam no ensino médio com ampla defasagem em matemática. Em língua portuguesa, a queda foi de 26% para 23%. Esse quadro comprometerá a formação de mão de obra qualificada para o país e, posteriormente, o nível de cidadania da população. Além da falta de professores, a aplicação de aulas e provas pouco dinâmicas e pouco inteligíveis, são as principais causas do problema. A matemática ainda é vista como algo muito impossível de se entender, distante da realidade do aluno e de sua compreensão. No ranking mundial de aprendizagem de matemática, o país ocupa a 57ª posição numa lista que possui 65 países.

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