segunda-feira, 9 de setembro de 2013
RIEMANN
Georg Friedrich Bernhard Riemann, nasceu em 17 de setembro de 1826, e morreu em 20 de julho de 1866.
Foi um dos matemáticos alemães mais influentes século 19. Ele desenvolveu os assuntos de equações diferenciais parciais, teoria das variáveis complexas, geometria diferencial, teoria do número analítico e pôs as fundações para a topologia moderna.
Seu manuscrito "Uber die Hypothesen, welche der Geometrie zu Grunde liegen" (Nas hipóteses que mentem à fundação da Geometria), apresentado em 1854, se tornou um clássico da matemática, e seus resultados foram incorporados na teoria relativística de Albert EINSTEIN de gravitação.
Riemann era filho de um pastor luterano e tinha problemas de saúde desde a infância. Mesmo com a família em condições financeiras precárias, seu pai conseguiu proporcionar-lhe uma boa educação que começou na Universidade de Göttingen e continuou na Universidade Humboldt de Berlim. Obteve o doutorado na Universidade de Göttingen, com uma tese no campo da teoria das funções complexas. Na tese encontramos as equações diferenciais de Cauchy-Riemann, que garantem a análise de uma função de variável complexa e o conceito de superfícies de Riemann, que trouxe considerações topológicas à análise. Com uma definição própria - integral de Riemann, tornou mais claro o conceito de integrabilidade abrindo caminho para a generalização deste conceito no século XX - a integral de Lebesgue e daí para horizontes mais amplos como a relatividade geral.
A hipótese de Riemann é uma hipótese (ou conjectura) matemática, publicada pela primeira vez em 1859 por Bernhard Riemann, que declara que os zeros não-triviais da função zeta de Riemann pertencem todos à "linha crítica":
A hipótese de Riemann sobre os números primos é de tal importância que tem intrigado os matemáticos há mais de 150 anos. A hipótese é um dos poucos problemas não resolvidos do programa de Hilbert e foi colocado como problema número 1 de Smale. É tão difícil que em 2000 o Clay Mathematics Institute ofereceu um prêmio de 1 milhão de dólares a quem prová-lo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A última figura retrata os famosos "buracos de minhoca". Teoriza-se que em se atingindo a "energia de Plank", rasga-se o tecido espacial, abrindo-se buracos de minhoca que interliga diferentes pontos do Universo. Dize-se que os discos voadores têm preferência por este tipo de atalho em suas aparições.
ResponderExcluir